Neurofisio Intensiva

Neurofisio Intensiva: Estimulo Cognitivo Auxilia No Desenvolvimento De Crianças Com Down

O estímulo cognitivo tem como função preservar ou melhorar o desempenho dos pacientes, tais como memória, atenção, raciocínio, coordenação entre outros. Esse estímulo pode ser o diferencial para o desenvolvimento, principalmente, de crianças.

As crianças com síndrome de Down possuem um grande potencial a ser desenvolvido, sendo assim, o estímulo cognitivo deve começar desde cedo. Elas precisam, contudo, de mais tempo, com estímulos e especialistas para adquirir e aprimorar suas habilidades. A estimulação realizada nos primeiros anos de vida é determinante para a aquisição de capacidades em diversos aspectos. 

Um bebê com síndrome de Down é menos ativo que outro bebê que não possui deficiência, contudo, isso pode ser retardado, fazendo com que a criança alcance resultados de forma mais rápida e orgânica.

Em 30 de setembro a Clínica Neurofisio Intensiva recebeu a palestrante Simone Teles, formada pelo Centro Educacional Montessori de São Paulo. No encontro ela falou diretamente aos pais sobre a importância de estimular a criança logo nos primeiros anos de vida. Neste estágio o desenvolvimento começa em etapas básicas, como: ensinar as cores, letras, formas geométricas, etc.

Ensinar, motivar, aproveitar situações para transformá-las em aprendizado de maneira com que a criança compreenda e tenha interesse em aprender é mais fácil do que parece. Há diversos momentos a serem aproveitados, desde um passeio no parque ou em um dia rotineiro em casa.

A ajuda de profissionais capacitados como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos são fundamentais nesta etapa. São eles que vão analisar em que áreas a criança pode estar passando por dificuldades e quais ela tem mais facilidade, criando, assim, um programa de apoio.

O psicopedagogo tem a função de estimular os pré-requisitos da alfabetização, ensinado através de objetos e situações do cotidiano, trabalhando o desenvolvimento da criança assim como orienta o Método Montessori, com uma atuação em conjunto.

Na Clínica Neurofisio Intensiva oferece estes, entre outros métodos, que são aplicados pelos profissionais que atuam na equipe multidisciplinar, identificando a melhor estratégia para a criança. Nossa equipe conta com psicopedagoga, psicóloga, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Classificado como:
x Close

Like Us On Facebook

WhatsApp Agende uma Avaliação